Jd. do Mar: (11) 4122-7777 | Assunção: (11) 3995-2222

Vantagens de morar próximo de parques

29/08/2018
Vantagens de morar próximo de parques

Quer morar perto de um parque, mas ainda tem dúvida se realmente vale a pena?

Confira algumas vantagens:


1. Qualidade de vida

Morando perto de um parque, você tem à disposição um espaço de lazer para passar tempo com a família e os amigos, para praticar exercícios físicos ou até mesmo para relaxar sozinho, se você preferir.


Você economiza tempo de deslocamento, pois não precisará de carro ou transporte público para chegar ao parque e também dinheiro, já que pode praticar atividades físicas ao ar livre, evitando academias ou outros locais similares. Além disso, cada vez mais estudos comprovam que o contato com a natureza só faz bem para a saúde física e mental.


2. Redução do risco de doenças crônicas

Uma pesquisa do Departamento de Saúde Pública dos Estados concluiu que a incidência de doenças crônicas diminui e, consequentemente, a expectativa de vida aumenta, em populações que moram em bairros mais “verdes”. A iniciativa é pioneira e aponta uma série de dados que comprovam os benefícios de morar perto de um parque.


Segundo os dados da pesquisa, a incidência de diabetes caiu 14%, enquanto a de hipertensão foi 13% menor nas áreas mais arborizadas. Na média, o número total de pessoas que apresentaram alguma doença crônica foi 4,9% menor nessas regiões.


Isso porque morar em áreas mais verdes estimula a prática de atividades físicas, diminui a temperatura dos arredores, faz com que o nosso corpo produza mais “hormônios da felicidade” e, consequentemente, diminui os índices de depressão e stress da população. Tudo isso acaba refletindo na saúde das pessoas e reduz o risco de doenças crônicas.


3. Diminuição das taxas de stress

Já são várias as pesquisas que comprovam os benefícios do contato com a natureza para a saúde humana. Se já falamos sobre a diminuição no risco de ter doenças crônicas, vale também mencionar que morar perto de um parque é excelente para a nossa saúde mental.


Pesquisadores da Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos comprovaram isso por meio de um estudo que indica que pessoas que moram em áreas mais arborizadas são mais propensas à felicidade. Segundo a pesquisa, nosso cérebro está cansado de ter que responder aos estímulos que nos são dados o tempo inteiro nas grandes cidades.


Então, o tempo que passamos em contato com a natureza é utilizado pelo nosso cérebro para se recuperar, seja reduzindo a fadiga mental ou aumentando a capacidade de concentração. Qualquer tempo gasto em meio à natureza pode trazer grandes benefícios ao nosso cérebro e à nossa saúde mental.


4. Estimulação da adoção de hábitos mais saudáveis

Um dos grandes empecilhos que muitas pessoas relatam para justificar a não adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, é a falta de tempo ou dinheiro para isso. Portanto, morar perto de um parque é algo que pode mudar esse quadro.


Independente da classe social das pessoas, estar perto de uma área verde e arborizada, com espaço adequado para a prática de atividades físicas, estimula a adoção de hábitos mais saudáveis, seja pela praticidade ou pela motivação que surge quando você vê outras pessoas fazendo o mesmo.


Portanto, morando perto de um parque, você potencializa suas chances de ter acesso às áreas verdes e se exercitar sem precisar dispender de um grande tempo de deslocamento ou de muito dinheiro. Assim fica muito mais prático!

 


Fonte: Correio Braziliense e Provenda