Jd. do Mar: (11) 4122-7777 | Assunção: (11) 3995-2222

Qual a melhor opção, um apartamento novo ou usado?

27/06/2018
Qual a melhor opção, um apartamento novo ou usado?

Para decidir entre o usado ou o novo, você precisa, antes de tudo, saber quais são as suas reais necessidades e intenções ao comprar o apartamento. Cada um tem seus pontos negativos e positivos. Coloque na balança e faça uma avaliação qual a melhor opção.


Abaixo está listado os principais prós e contras que você precisa levar em consideração para decidir entre um apartamento novo ou usado. Confira:


Vantagens de comprar um apartamento novo


Você é o primeiro morador: além de não ter que gastar com reparos e mudanças, é possível personalizar e adequar os espaços do jeito que você quiser. Todos os móveis, decoração, acabamento, vão ser de acordo com o seu gosto.


Pagamento facilitado: existem inúmeras possibilidades de financiamento para um apartamento novo, com condições de entrada e pagamento muito melhores do que nos imóveis usados. Além disso, o comprador pode contar com programas de incentivo, como o Minha Casa Minha Vida e ainda usar o FGTS como parte da compra.


Áreas comuns melhores: os apartamentos novos geralmente estão em condomínios com diversas opções de convivência e lazer, como quadras, piscinas, academias, playgrounds, salões de festas, entre outros.


Maior comodidade e segurança: condomínios novos já vêm equipados com o que há de mais moderno em estrutura e tecnologia, como elevadores mais rápidos, garagens automatizadas, controle de acesso, tomadas atualizadas, sistemas de economia de água e luz, entre outros.


Valorização e patrimônio: quanto mais novo é o imóvel, mais valorizado ele será pelo mercado. Comprar um apartamento novo é melhor para seu patrimônio, já que o valor de revenda é maior do que o de um usado, se você decidir vendê-lo futuramente.


Desvantagens de comprar um apartamento novo


Prazo maior para se mudar: o comprador de um apartamento novo precisa se planejar com mais antecedência. A entrega do imóvel muitas vezes não acontece logo após a compra e depende dos prazos de finalização de obra por parte da incorporadora ou da construtora.


Tamanho menor: os apartamentos novos costumam ser mais compactos e ter espaço bem menor do que um imóvel antigo.


Vantagens de comprar um apartamento usado


Menor prazo para mudança: por não depender da entrega pela construtora, o tempo de espera para se mudar depende apenas de um acordo entre o dono do imóvel e o comprador.


Maior espaço: um apartamento usado construído há mais tempo, provavelmente, terá um tamanho melhor, além de possuir cômodos mais espaçosos.


Desvantagens de comprar um apartamento usado


Estrutura desgastada: o estado de conservação do apartamento pode não ser o melhor. Muito provavelmente será necessária alguma reforma, manutenção ou reparo para arrumar problemas que surgem com o tempo – como infiltrações, paredes descascadas, portas e janelas velhas, entre outros.


Menor comodidade e oferta de serviços: em imóveis mais antigos, a área de lazer tende a oferecer menos opções e ser menor do que a dos novos. Também é comum a falta de portaria e vagas de garagem, além da ausência de elevadores modernos e sistemas de segurança.


Pagamento sem facilidades: as opções para financiar um imóvel usado são menores. O comprador precisa ter um bom dinheiro guardado para dar entrada no apartamento – isso quando o dono não exige pagamento à vista ou adiantado.


E qual escolher?


Para quem não precisa se mudar urgentemente e procura pagamento facilitado, a recomendação é o apartamento novo. Além de ser um bom investimento para o futuro, um imóvel novo gera menos dores de cabeça com reformas e falta de estrutura. Porém, ambas as opções têm vantagens e desvantagens. O certo é sempre fazer uma pesquisa completa e analisar qual dos dois combina mais com o seu perfil.

E, para isso, conte com a Casari Imóveis para decidir qual é a melhor opção para você. ;)